Revisão de texto Coerência e coesão Escrever: técnica e arte

Revisão de texto Coerência e coesão Escrever: técnica e arte
Livro imprescindível aos(às) profissionais do texto: escritor(a), revisor(a), professor(a), jornalista, jurista...

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

O que é LITERATURA?

Digo que os grandes artistas da humanidade, em matéria de arte literária, são os que se fizeram entender. Como diria Olavo Bilac: “A graça na simplicidade.” Não existe esse negócio de escrever ou fazer verso do inconsciente: se fosse assim, qualquer um seria poeta ou escritor (muita gente pensa que é). Tudo vem da mente do homem (do conhecimento, da inteligência, da capacidade de criação). O que pode vir do inconsciente é a inspiração, como a criação é inexplicável. Uma das obras-primas da poesia é o “Soneto de fidelidade”, de Vinícius de Moraes, e é muito fácil entendê-lo. Tudo parte da ideia: é necessário apresentá-la, desenvolvê-la e dar um fechamento. Muita gente solta palavras ao vento achando que é poesia (deve haver conexão, substância e imagética). É bom lembrar: o que escrevemos se destina ao leitor. Há escritores que escrevem o que só serve para a ilusão de si mesmo (não sabem o quanto é terrível o leitor não interagir conosco).

Não se prova nada sem o exemplo. Vamos analisar: pegue 100 (cem) poemas de um poeta qualquer, selecione 5 (cinco) supostamente bons e saiba dizer por que são bons, ou seja, o que o poema me diz que o faz um poema de qualidade (que argumentos usar?). Duvide de artistas que escrevem o que ninguém entende, pois, muitas vezes, eles não sabem o que escreveram. O escritor/poeta sabe o que escreve.

A literatura concentra três cargas enérgicas: ou ensina, ou conta uma história inesquecível, ou causa encanto, nesse caso, como diria Mário Quintana: o texto nos lê. Isso é literatura, o resto não serve, é mera vaidade ou idiotice. Existem duas coisas fundamentais: 1. o escritor estar pronto; 2. o leitor estar também preparado para conhecer o texto nas múltiplas possibilidades (isso só a sabedoria pode permitir). O importante é o que o texto diz. Levem-se em conta conhecimento, técnica, criação e talento (esses dois últimos são inexplicáveis). E não se pode fugir de verdades gerais e operativas, é doloroso, mas é necessário e primordial caminhar no trilho da coerência.

          João Lover   
         15/12/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário