Revisão de texto Coerência e coesão Escrever: técnica e arte

Revisão de texto Coerência e coesão Escrever: técnica e arte
Livro imprescindível aos(às) profissionais do texto: escritor(a), revisor(a), professor(a), jornalista, jurista...

domingo, 3 de junho de 2012

Dica da Língua Portuguesa nº 8: Música “Muito Romântico”


Composição de Caetano Veloso,
gravada por Roberto Carlos em 1977.

Vejamos a estrofe:

"Mas acontece que eu não posso me deixar
levar por um papo que já não deu
acho que nada restou pra guardar ou lembrar
do muito ou pouco que houve entre você e eu."

Estaria gramaticalmente correto dizer entre você e eu?

Ou o correto seria dizer entre você e mim?

A preposição entre exige pronome oblíquo tônico. Então, de acordo com a norma padrão, devemos dizer:

Está tudo certo entre você e mim.

Outras frases: O caso é entre mim e ti.; Há um atrito entre mim e você.

Rima... Ao artista é permitido produzir variantes no sistema por conta da arte; mas, no concurso e na linguagem formal, pede-se a norma culta, ou seja, a norma gramatical.

E, como diria Adoniran Barbosa: “É preciso saber o certo para fazer o ‘errado’.”
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário