sábado, 30 de junho de 2012

Dica nº 9, Língua Portuguesa: Manchete do MSN, ambiguidade, com o verbo PEDIR


Manchete: “Pelé pede apoio do Brasil ao Corinthians.”

Já observou a ambiguidade?

No dia 27 de junho de 2012, dia do jogo Boca Juniors x Corinthians (em La Bombonera, ARG.), no Portal MSN, aquele que aparece assim que você sai do hotmail, havia essa manchete: “Pelé pede apoio do Brasil ao Corinthians.” Nesse caso, parece que o apoio está sendo pedido ao Corinthians, é o que tecnicamente acontece (ambiguidade).

Entra em destaque a regência do verbo PEDIR, que pode ser transitivo direto e indireto, esse seria o caso. Esse verbo, para o seu complemento indireto, rege a preposição “a” ou “para”. Vejamos os exemplos: Ela pediu ao amigo que trouxesse o caderno; Ela pediu para ele que trouxesse o caderno. Apesar de esse segundo exemplo ser admissível pela Gramática, indico que se use a preposição “a”, ou seja, pede-se algo a alguém.

As questões regenciais são importantíssimas na Língua Portuguesa. Então, como ficaria a referida manchete, sem ambiguidade?:

Pelé pede ao Brasil apoio ao Corinthians. E outro site, jornal, revista... pode fazer diferente, ainda melhor: Pelé pede ao Brasil que apoie o Corinthians. Simples!

   João Lover

Nenhum comentário:

Postar um comentário