Revisão de texto Coerência e coesão Escrever: técnica e arte

Revisão de texto Coerência e coesão Escrever: técnica e arte
Livro imprescindível aos(às) profissionais do texto: escritor(a), revisor(a), professor(a), jornalista, jurista...

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Dica da Língua Portuguesa nº 6: Emprego da vírgula


Você sabe virgular?

A pontuação é ferramenta essencial para que se expresse, na escrita, mais ou menos, o que se fala e o que se pensa. Pontuar é fundamental em qualquer texto escrito. A vírgula é o sinal de pontuação mais utilizado.

Lembre-se de quatro coisas: 1. não se separa, por vírgula, o sujeito do predicado; 2. não se separa, por vírgula, o verbo do complemento verbal ou de uma oração que funciona como complemento verbal; 3. não se separa, por vírgula, o nome do complemento nominal; 4. se houver uma palavra, termo ou frase entre duas vírgulas, e, se você retirar o que estiver entre as duas vírgulas e também as vírgulas, o texto continuar com sentido, as vírgulas estão gramaticalmente corretas; 5. não há vírgula imediatamente após a palavra que (se houver, também haverá outra logo em seguida, pois se marca a intercalação de alguma palavra ou de algum trecho frasal).

Veja os exemplos: 1. César Cielo disse que estava muito focado para ganhar a medalha de ouro a alguns jornalistas. Observe que, nesse caso, foi apenas necessário o ponto-final; 2. César Cielo, que ganhou a medalha de ouro nos 50 metros nado-livre nas Olimpíadas de Pequim, chorou de emoção. Nesse caso, é imprescindível a colocação das duas vírgulas, porque temos uma oração subordinada adjetiva obrigatoriamente explicativa intercalada.

É necessário ter recurso técnico para reconhecer os termos: isso melhora com a prática. Tanto pode haver fragmentos maiores de frases ou frases sem vírgula, como pode haver diversas vírgulas em um pequeno fragmento. 

Um exemplo final: Quando comecei o texto, pensei, e, percebi que, decerto, poderia ficar extenso, então, apresentei só algumas nuances.

   João Lover

Nenhum comentário:

Postar um comentário